Criar um Site Grátis Fantástico
O primeiro vôo verde brasileiro
O primeiro vôo verde brasileiro

GolGol                    


Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma aeronave da Gol Linhas Aéreas decolou do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) para fazer o primeiro vôo do Programa Mineiro de Desenvolvimento da Cadeia de Valor de Bioquerosene para Aviação. O plano foi lançado em março pelo governo do Estado, tendo como meta tornar Minas Gerais na primeira plataforma integrada de produção de BioQAv do Brasil e Tancredo Neves no primeiro aeroporto verde do Brasil.

Diversos órgãos e secretarias do Estado, universidades, centros de pesquisas, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)e entidades de classes estiveram envolvidos .

A aeronave da Gol foi abastecida com uma mistura de biocombustível e querosene normal no hangar do Centro de Manutenção da transportadora aérea, na presença de representantes do governo estadual, das universidades envolvidas e de executivos da Gol e da Boeing.

A proposta From Farm to Fly (do campo a voar) estimula o desenvolvimento econômico do Estado, traz novas oportunidades de emprego e renda para o campo e o Estado como um todo.

Na ocasião foram assinados dois Memorandos de Entendimento, o primeiro entre as universidades Federal do Vale de Jequitinhonha e Mucun (UFVJM) e a Estadual de Montes Claros (unimontes) para fomento e pesquisas sobre biomassa para a produção de bioquerosene e o desenvolvimento de rotas tecnológicas.

O segundo é voltado à estruturação da Cadeia de Valor da Palmeira Macaúba no Estado, como parte integrante da cadeia de suprimento da Plataforma Mineira de Bioquerosene e Renováveis. A macaúba é alternativa sustentável à produção de biocombustíveis e produtos renováveis.

Em junho e julho serão abastecidos com 4% de bioquerosene de aviação todos os 200 vôos que transportarão os jogadores da Seleção Brasileira do Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro para os demais destinos dos jogos da Copa. A Gol prevê uma economia de cerca de 218 toneladas de CO2 jogadas à atmosfera.

Fonte: https://www.cargaetransporte.com.br/